Frutas entre produtos mais solicitados para exportação

 In Economy

A banana, o maracujá, a papaia e o ananás estão entre os produtos agrícolas nacionais mais requisitados para a exportação fora do sector petrolífero, informou, ontem, em Luanda, o presidente da Comunidade das Empresas Exportadoras Internacionalizadas de Angola (CEEIA), Agostinho Kapaia.
“Já há pedidos de vários países que querem a nossa fruta, como é o caso do Egipto, que manifestou essa vontade, recentemente, na feira de Damão, cidade da Índia, e vimos o mesmo interesse em outros países africanos, europeus e asiáticos”, destacou, em declarações à imprensa, à margem de um workshop sobre comércio de serviços.

No evento realizado no âmbito do protocolo sobre o comércio de serviços da Comunidade dos Países da África Austral (SADC) e da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), apelou a necessidade de se aumentar a capacidade e a qualidade da produção interna.

De acordo com o Relatório da Campanha Agrícola (RCA) 2019/2020, a quantidade desses bens produzidos em Angola é suficiente para satisfazer as necessidades do mercado nacional, sem se recorrer à importação, facto que torna o país autónomo na sua produção e distribuição.

Até 2020, Angola era o maior produtor africano de banana e sétimo no mundo, com uma oferta de 4,4 milhões de toneladas, segundo a tabela do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), publicada naquele ano.

Segundo estatísticas, em 2020, o ananás se destacou com a colheita de 637 mil 630 toneladas (11,1%); os citrinos (laranja, limão e tangerina) com uma cifra de 436 mil 086 toneladas (+5%); a manga com 248 mil 036 toneladas (+4,8%); e o abacate com

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »