FORUM DIPLOMÁTICO DE ANTÁLIA – TURQUIA

 In Articles

Angola participa desde ontem no Fórum Diplomático de Antália, inaugurado pelo Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que decorre sob o lema “Diplomacia Inovadora: nova era, novos desafios”.

Para o Presidente da Turquia, a escolha de Antália para reunir Chefes de Estado, Ministros dos Negócios Estrangeiros, representantes dos organismos internacionais das Nações Unidas, académicos, homens de negócios e juventude, não foi um mero acaso visto que esta cidade, considerada pelo próprio de “Pérola do Mediterrâneo”, ter sido historicamente o centro da diplomacia desde os tempos do Império Otomano.

O Presidente Erdogan assinalou que nos tempos de hoje já não se pode fazer diplomacia à porta fechada nem tão pouco de punhos cerrados, tendo em conta os novos actores e instrumentos nesta era das novas tecnologias em que despontam as diplomacias digital, cultural e turística, entre outros meios de comunicação.

Numa alusão crítica ao actual multilateralismo pouco justo e equitativo, o Presidente da Turquia recorreu à sua célebre frase de que “o mundo é maior do que cinco”, referindose aos cinco membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas que têm o poder de decidir sobre os mais de 190 Estados membros daquela organização internacional.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Eng.º António Guterres, a iniciar em breve um segundo mandato na liderança da ONU, dirigindo-se ao Fórum em vídeo-comunicação, defendeu o multilateralismo mais inclusivo e solidário, tendo em conta os desafios daactualidade como a pandemia da COVID-19, o terrorismo, as mudanças climáticas, a pobreza e a imigração que a todos ameaçam e exigem de todos soluções globais.

Já para o Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Volkan Bozkir, o multilateralismo não é uma opção mas sim uma necessidade, pois ninguém está a salvo enquanto todos não estiverem a salvo, sublinhando que nesta pandemia “estamos todos no mesmo barco”.

Em representação da diplomacia angolana, participa neste Fórum de Antália que termina os seus trabalhos amanhã com uma agenda de vários painéis temáticos, o Embaixador de Angola na Turquia, José Patrício.

Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Translate »