Força Aérea Nacional assinala 46º aniversário

 In Celebrações

A Força Aérea Nacional (FAN), um dos ramos das Forças Armadas Angolanas, comemora hoje 46 anos, num momento em que o país e o mundo enfrentam a pandemia da Covid-19.

Fundada a 21 de Janeiro de 1976, pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, a Força Aérea Angolana resistiu às transformações ocorridas no âmbito do Acordo de Bicesse de 1991, que visava a criação de um Exército único.

A FAN é caracterizada por exemplos de heroísmo para a defesa do espaço aéreo nacional, com participações activas no teatro das acções combativas pela preservação da Independência Nacional, Soberania e Integridade Territorial.

No âmbito do processo de reestruturação, redimensionamento e reequipamento das FAA, a Força Aérea Nacional, à semelhança dos outros ramos, vai-se equipando com meios necessários e à altura dos recursos gradualmente disponibilizados pelo Estado, para que esteja pronta a superar os desafios do presente e do futuro na defesa do espaço aéreo.

A propósito da data, o ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, felicitou, em comunicado a que o Jornal de Angola teve acesso, este ramo das Forças Armadas, exortando ao redobrar do engajamento nas actividades inseridas no Ano de Instrução, Preparação Combativa, Operativa e Educativa-Patriótica das FAA, para um melhor desempenho das forças com os meios que são alocados.

Segundo o governante, pelo momento pandémico, com a progressão da variante Ómicron, todos são chamados a aderir ao Programa de Vacinação em massa, para diminuir as consequências da doença em caso de testagem positiva, em que os efectivos das Forças Armadas Angolanas, em geral, e da FAN, em particular, não estão imunes.

“Pelo que devem engajar-se, incondicionalmente, para que estejam em condições físicas para o cumprimento das vossas responsabilidades”, escreve o ministro, concluindo que aos oficiais generais, superiores, capitães, subalternos, sargentos, praças e trabalhadores civis ao serviço da FAN, desejo muita saúde, felicidade e prosperidade extensivas às respectivas famílias.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »