FADA desembolsa mais de dois mil milhões de kwanzas em todo o país

 In Economy

O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) aplicou mais de dois mil milhões de kwanzas até ao momento, para o financiamento de 164 projectos agrícolas em todo o país.

A informação foi avançada, pelo administrador executivo do FADA, Manuel Pedro, no município da Nharea, província do Bié,

Naquela província, a título de exemplo, o fundo financiou, até agora, 33 projectos, avaliados em 480 milhões de kwanzas.
Manuel Pedro assegurou, igualmente, que o processo de reembolso terá início a partir de 2023. Dez milhões de kwanzas é o valor que cada cooperativa pode receber. Apesar de não revelar o número de projectos a espera de financiamento, o responsável avançou que podem também aderir ao crédito operadores da agricultura familiar, pequenos agricultores agrupados e outros.

Os projectos do FADA, iniciados na campanha agrícola 2020/2021 para todo o país, estão ligados à produção agrícola familiar e contam com montante total de 15 mil milhões de kwanzas, cujo financiamento é reembolsável por um período de um a cinco anos, a uma taxa de juro de três por cento.

O valor do financiamneto destina-se, principalmente, a financiar bens e serviços directamente relacionados com a actividade produtiva, de forma a promover a economia de custos de produção, aumento da produtividade e renda das famílias.

O FADA quer, assim, um maior apoio à cadeia de produção de cereais (milho, trigo, arroz, massango e massambala), leguminosas e oleaginosas (feijão, amendoim e soja), raízes e tubérculos (batata-rena e doce, mandioca e inhame), além das hortícolas (tomate, repolho, cebola, alho, pimento e cenoura) e as frutícolas (manga, mamão, melância, morango, abacate, ananás, citrinos, banana de mesa e banana pão).

A concretização desse financiamento, na visão da instituição, enquadra-se nos objectivos do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) e do Plano de Desenvolvimento de Médio Prazo do Sector Agrícola, aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pescas.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »