Executivo tem estratégia para fórum empresarial

 In Economy

A atracção de potenciais investidores nos sectores da Energia e Águas, Agricultura e Tecnologias de Informação será a principal abordagem do Fórum Empresarial União Europeia – Angola, a ter lugar a 24 de Março, em Bruxelas (Bélgica), no formato híbrido (presencial e virtual), no qual os angolanos se farão representar por uma delegação multissectorial.

A informação foi avançada, ontem, pelo secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, quando falava aos jornalistas no habitual “briefing” semanal, tendo informado que os preparativos do evento, organizado pela União Europeia e pelo Governo de Angola, estão a decorrer com celeridade.

Milton Reis realçou o excelente desempenho da representação da União Europeia (EU) em Angola na criação das premissas para que o evento possa juntar intervenientes do sector privado das duas partes, com o propósito de serem explorados benefícios, que podem acrescentar o fomento do investimento europeu no país, numa altura em que o país apresenta melhores oportunidades económicas, consubstanciadas na melhoria do ambiente de negócios.

O secretário de Estado está certo que, além dos sectores descritos, existe em Angola um leque de oportunidades, nos variados domínios e cadeias de valor, mas, entende que a prioridade do Executivo é atrair projectos sólidos de desenvolvimento agrário, distribuição de água potável e energia eléctrica às populações, bem como o acesso facilitado às tecnologias, por serem fundamentais para estimular outras componentes do desenvolvimento sustentável.

Milton Reis recordou que a Programação Macroeconómica Executiva tem como pressupostos o preço do petróleo, a taxa de câmbio e a inflação, devendo isto assegurar a consistência e convergência da Programação Financeira do Tesouro e da Programação Monetária, com base nas projecções do Produto Interno Bruto (PIB).

A embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, garantiu à imprensa, no final de um encontro com o presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimentos e Promoção das Exportações (AIPEX), António Henriques da Silva, que os empresários da União Europeia aguardam, com expectativa, a realização do certame.

Ministros da CPLP projectam reunião

A avaliação do impacto da pandemia da Covid-19 e a definição da Agenda de Cooperação Económica serão os principais temas para a primeira Reunião Conjunta de Ministros da Indústria, Comércio e Finanças da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendada para a segunda-feira, 21, em formato híbrido.

O secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, informou que o certame acontece dentro da resolução sobre a criação do Novo Objectivo Geral da CPLP – a Cooperação Económica e Empresarial, derivado da XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da organização, realizada em Luanda no ano passado, na qual Angola assumiu a presidência rotativa.

Milton Reis referiu que a cooperação económica e empresarial deve ser feita por “clusters” e sectores de desenvolvimento e interesse comum, tais como a investigação e desenvolvimento (conhecimento), novas tecnologias, agricultura e desenvolvimento rural, infra-estruturas, mar e recursos minerais, energia e turismo.

“A Cooperação Económica e Empresarial consagra a nova visão estratégica da CPLP e tem como propósito mobilizar recursos de natureza diversa, para apoiar as economias dos Estados membros, através do incremento do comércio, investimento e de parcerias, a fim de assegurar maior interacção e inclusão dos agentes económicos no espaço comunitário”, disse.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »