Exaltação Cultural e Patriótica nos 46 Anos da Independência

 In Celebrações

A Embaixada de Angola na Turquia congregou, no fim- de- semana, a comunidade residente, para a celebração dos 46 anos de independência, num gesto de reflexão sobre o percurso histórico e os desafios futuros do país. O evento presidido por S.E. Embaixador José Patrício, decorreu num dos hotéis da cidade de Istambul e serviu igualmente para avivar a cultura angolana.

Cumpridas as medidas de protecção contra a Covid-19, estavam criadas as condições para a celebração com a comunidade. A entoação do Hino Nacional abriu o acto, seguido da intervenção do Chefe da Missão na Turquia, Embaixador José Patrício, que num discurso virado para a juventude, essencialmente estudantil, relembrou os sacrifícios consentidos pelos heróis nacionais, na luta para o alcance da liberdade do povo angolano e a criação do Estado Soberano, a necessidade da consolidação da Democracia e da participação de todos os angolanos no processo de desenvolvimento sustentável do País.

Na ocasião o Embaixador aconselhou a comunidade e os jovens bolseiros a aplicarem-se mais nos estudos, a explorarem o conhecimento científico, as oportunidades de formação técnico profissional e o aprendizado de aspectos positivos do país receptor. Falou da realização das Eleições Gerias em Angola, para o ano que vem, e da responsabilidade de todos os adultos na projecção de um futuro melhor para país e o povo angolano.

A grande novidade, foi o anúncio da abertura do Consulado em Istambul, previsto para o primeiro semestre de 2022, o que vem melhorar e facilitar a aproximação com a comunidade residente e dos turcos interessados em investir ou visitar Angola, além de aumentar o fluxo comercial entre os dois países.

E como rezam as nossas celebrações, ao longo do jantar houve projecção dos vídeos sobre a efeméride, a gastronomia típica de Angola, um momento de cultura com a declamação de poesias de Agostinho Neto, a exibição de danças tradicionais e modernas, e o pé de dança aos estilos que nos são característicos.

O momento do corte do bolo foi ao som da música de Matias Damásio “Angola do meu coração”, cantada repetidas vezes.

 

 

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »