Endiama restrutura a Sociedade Mineira Catoca

 In Economy

A Empresa Nacional de Prospecção, Exploração, Lapidação e Comercialização de Diamantes de Angola (ENDIAMA E.P) comunicou, recentemente, a congénere AlRosa sobre a sua decisão de pôr fim ao modelo de presidência rotativa e eliminação do Conselho de Supervisão na Sociedade Mineira de Catoca.

Fontes do processo disseram, que esta pretensão é de aplicação irreversível e que o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), na qualidade de representante do accionista Estado nas empresas públicas, foi também já informada sobre o assunto.

No centro das divergências, a Endiama alega ingerência e insubordinação sucessivas das entidades ligadas a parte da AlRosa, que não se submetem às autoridades designadas pela contraparte angolana, num claro desrespeito e violação à soberania nacional.

O procedimento, segundo a diamantífera, ameaça o cumprimento dos objectivos traçados, pelo que a Endiama faz saber mesmo que se vai opor a todas as decisões até aqui tomadas pelo órgão conjunto.
“A Endiama vê-se no dever e obrigação de reverter as cedências feitas, até ao momento, uma vez que a nossa boa fé tem sido aproveitada para implementar um sistema que choca com o nosso dever institucional de ajudar o Estado a preservar a soberania sobre os recursos minerais”, avança a fonte.
A Sociedade Mineira de Catoca Lda é uma empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes, constituída pela Endiama (Angola), com 41 por cento, Alrosa (Rússia), igual 41 por cento e a Lev Leviev International – LLI (China), com 18 por cento.

Catoca é a quarta maior mina do mundo explorada a céu aberto e a maior empresa no subsector diamantífero em Angola, sendo responsável pela extracção de mais de 75 por cento dos diamantes angolanos. A mina de diamantes Catoca, ou simplesmente mina de Catoca, é uma mina de diamantes em operação desde 1996. Está localizada no território do município de Saurimo, província da Lunda-Sul. Possui 639 mil metros quadrados de extensão. Emprega mais de 3.300 funcionários.
Mais detalhes sobre este diferendo e as reacções das partes poderá ler na edição de sexta-feira do Jornal Economia & Finanças.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »