O alambamento

O alambamento é uma cerimónia tradicional na cultura angolana que geralmente ocorre quando os jovens se enamoram e pretendem viver juntos. É o segundo passo depois da apresentação do noivo à família da noiva, sendo o momento em que se entregam os dotes exigidos pela família da futura esposa, acompanhado de comida, bebida, música e conselho de ambas as partes dirigidas aos noivos.

O alambamento ou “pedido” chega a ser um acontecimento mais importante do que o casamento civil ou religioso e consiste em pedir a mão da namorada à família, mais propriamente ao tio, que tem um papel fundamental para que o casamento se concretize. O papel dos tios é tanto ou mais importante do que o dos pais, pois os tios são também responsáveis pela educação da noiva.

Heroínas Angolanas

O maior símbolo da resistência africana à colonização foi uma mulher. Rainha do Ndongo, atual Angola, Nzinga Mbandi (1582-1663) entrou para a história como combatente destemida, exímia estratega militar e diplomata astuciosa. Chefiou pessoalmente o exército até os 73 anos de idade e era tão respeitada pelos portugueses que Angola só foi dominada depois da sua morte, aos 81 anos.

Durante a luta contra o colonialismo, nomes como Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrancia dos Santos, Teresa Afonso ou Lucrecia Paim, entre muitas outras, também fazem parte da história recente do país, pela sua coragem e feitos de grande generosidade e patriotismo.

O Carnaval de Angola

Histórias do Carnaval são muitas. Umas foram transcritas em livros, outras ainda são parte da oralidade. Porém, todas elas têm um ponto em comum: serem a representatividade da maior festa do povo em Angola. E, como é comum, é na capital do país, Luanda, onde esta manifestação tem maior expressão.

O Carnaval é uma das festas populares mais esperadas e celebradas em Angola. É comemorado em todo o país, onde se pode ver os grupos lúdicos participando de espetaculares desfiles de carros alegóricos e competindo uns com os outros.

O destaque do Carnaval de Luanda é a presença de símbolos do passado e do presente de Angola, que se fundem numa explosão de alegria e ritmos musicais.

Os principais estilos musicais que podem ser observados são o semba, a kabetula e a kazukuta.

Start typing and press Enter to search

Translate »