Coreia do Sul sonda novas oportunidades em Angola

 In Economy

A iniciativa prevê gerar até sete mil empregos e pretende aproveitar as potencialidades existentes na PAENAL.
Uma delegação de empresários da Coreia do Sul trabalhou, segunda-feira (28), na cidade de Porto Amboim, província do Cuanza-Sul, para identificar as oportunidades de investimentos nas áreas de produção de energias limpas e instalação de um estaleiro naval para o fabrico de barcos de pequeno e médio portes, além da implementação do processo de dessalinização da água do mar.

A comitiva é afecta à Associação de Desenvolvimento Económico da Coreia em África (AKEDA) e foi chefiada pelo secretário-geral, Siwoo Chung.

O local escolhido pela delegação empresarial da Coreia do Sul foi o Estaleiro Naval de Porto Amboim (PAENAL), por possuir infra-estruturas que garantem a execução dos projectos.

Numa primeira fase, a AKEDA vai desenhar projectos de criação de infra-estruturas, como a central nuclear flutuante para a produção de energia à base de hidrogénio, central de ciclo combinado à gás e um estaleiro naval para fabrico de barcos e a introdução no local de uma central para o processo de dessalinação da água do mar para o consumo humano.

Sem avançar datas para o início da implementação de projectos, o secretário-geral da AKEDA, Siwoo Chung, garantiu à imprensa que as condições encontradas na Paenal são promissoras, do ponto de vista técnico e ambiental, considerando vantajosa a produção de hidrogénio verde à luz dos marcos estabelecidos mundialmente para a mitigação dos efeitos nocivos ao ambiente.
“Pretendemos introduzir novas técnicas de produção de energias limpas porque daqui a 2050 se prevê a redução global de energias fósseis, responsáveis pelo aquecimento global e efeito estufa no planeta”, disse.

Quanto ao projecto de fabrico de embarcações de pequeno, médio e grande porte, Siwoo Chung adiantou que feita a identificação do local de implementação do projecto, os passos a seguir vão incidir na elaboração de projectos a serem executados.

Empregos a serem criados

O secretário-geral da AKEDA garantiu que, na primeira fase dos projectos, vão ser desembolsados 20 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 9,8 mil milhões de kwanzas), aumentando-se o volume de investimentos mediante o percurso dos projectos.

“Inicialmente, os projectos começam pequenos e noutras etapas vão ser ampliados os valores de investimentos”, garantiu.

Referiu que, ao todo, os projectos a serem implementado vão gerar sete mil empregos directos.

A Sonangol foi representada por uma equipa do centro de pesquisa e desenvolvimento (CPD), chefiada por Vladmimir Machado, que considerou ser uma iniciativa de grande alcance a julgar pelas vantagens que os projectos vão trazer para Angola.

“A Sonangol acompanhou a delegação da Coreia do Sul por trazer iniciativas que vão fortalecer a cooperação económica entre Angola e o país asiático, e a implementação de projectos na Paenal vai complementar as expectativas das duas empresas”, disse.

Criada em 2007, a Paenal possui infra-estruturas de alta tecnologia, que garantem a introdução de outros projectos complementares. Actualmente, trabalha em sistema de contenção, em consequência da pandemia da Covid-19.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »