Comunidade na Turquia Celebra 46 Anos de Independência
A Embaixada de Angola na Turquia congregou, no fim de semana, uma comunidade residente, para uma celebração dos 46 anos de independência, num gesto de reflexão sobre o percurso histórico e os desafios futuros do país. O evento presidido por SE Embaixador José Patrício, decorreu num dos hotéis da cidade de Istambul e serviu igualmente para avivar a cultura angolana.
A cumpridas como medidas de protecção contra a Covid-19, estava acima das condições para a celebração com a comunidade. A entoação do Hino Nacional abriu o acto, seguido da intervenção do Chefe da Missão na Turquia, Embaixador José Patrício, que num discurso virado para a juventude, essencialmente estudantil, relembrou os sacrifícios consentidos pelos heróis nacionais, na luta para o alcance da liberdade do povo angolano e a criação do Estado Soberano, a necessidade da consolidação da Democracia e da participação de todos os angolanos no processo de desenvolvimento sustentável do País.
Na oportunidade o Embaixador aconselhou a comunidade e os jovens bolseiros a aplicarem-se mais nos estudos, a explorar o conhecimento o científico, como oportunidades de formação técnico profissional e os positivos positivos do país do receptor. Falou da realização das Eleições Gerias em Angola, para o ano que vem, e da responsabilidade de todos os adultos na projeção de um futuro melhor para o país e o povo angolano.
A grande novidade, foi o anúncio da abertura do Consulado em Istambul, previsto para o primeiro semestre de 2022, o que vem melhorar e facilitar a aproximação com a comunidade residente e dos turcos interessados em investir ou visitar Angola, além de aumentar o fluxo comercial entre os dois países.
E como rezam as nossas celebrações, ao longo do jantar houve projecção de vídeos sobre a efeméride, uma gastronomia típica de Angola, um momento de cultura com uma declamação de poesias de Agostinho Neto, uma exibição de danças tradicionais e modernas, e o pé de dança aos estilos que nos são característicos.
O momento do corte do bolo foi ao som da musica de Matias Damásio “Angola do meu coração”, cantada repetidas vezes.
[/ vc_column_text] [/ vc_column] [/ vc_row]