Chevron doa laboratório a Universidade 11 de Novembro

 In Economy

A Cabinda Gulf Oil Company (Cabgoc) procedeu esta segunda-feira, em Cabinda, a entrega de um conjunto de equipamentos de laboratório para investigação científica, educação ambiental e conservação da biodiversidade da floresta do Maiombe a Universidade 11 de Novembro.

Trata-se de uma doação  no âmbito do projecto de protecção da floresta de Maiombe denominado UTEEKA.

A UTEEKA é um projecto de investimento social que visa contribuir para a gestão sustentável dos recursos florestais de Maiombe, através da investigação científica alargada, educação ambiental iniciativas de sensibilização e reflorestação bem como de promoção da excelência académica nas disciplinas de engenharia florestal.

Orçado em 235 mil dólares, num financiamento da operadora Chevron e implementado pela Universidade 11 de Novembro em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e o Instituto Nacional de Gestão Ambiental, vai aumentar as capacidades teóricas e praticas nos processos de germinação de sementes para professores e estudantes e promover a preservação do potencial genético de 43 espécies florestais.

O reitor da Universidade 11 de Novembro, João Fernando Manuel, agradeceu o gesto da Chevron e destacou as vantagens dos equipamentos, por permitir a ampliação dos conhecimentos que vão garantir a renovação da floresta do Maiombe.

Por seu turno, o director das Relações Corporativas da Chevron em Cabinda, José Matondo, referiu que a petrolífera está empenhada em ajudar a fornecer aos professores e alunos, em Cabinda, as tecnologias e outros materiais necessários para proteger a floresta do Maiombe.

O vice-governador de Cabinda para Área Política e Social, Miguel dos Santos Oliveira, pediu melhor utilização dos equipamentos,  tendo em conta os objectos preconizados para os mesmos.

A Chevron, através da sua subsidiária Cabgoc, explora ramas em duas concessões, a primeira no Bloco-0, na costa de Cabinda, e a segunda no Bloco-14, em águas profundas.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »