Chefe de Estado encoraja conselheiros a contribuírem com o melhor para enfrentar os desafios das funções

 In Politics

O Presidente da República, João Lourenço, encorajou, quarta-feira(21), em Luanda, os membros do Conselho da República a contribuírem com o seu melhor para que possam agir com sabedoria perante os desafios a enfrentar no exercício das suas funções.
O Presidente da República, que se dirigia aos conselheiros, entre novos e antigos, minutos depois de os empossar nas funções, numa cerimónia realizada no Salão Nobre do Palácio Presidencial, referiu ser da vontade de todos os angolanos a construção de uma Angola cada vez mais democrática, próspera, que traga o bem-estar para os seus cidadãos e que garanta o desenvolvimento económico e social do país.

“Como bons patriotas que são, acredito que posso contar e esperar de vós os melhores conselhos, para que eu possa desempenhar, com zelo, as minhas funções”, realçou.

Depois da constituição do Executivo e da nomeação dos governadores provinciais, o Presidente da República salientou ter chegado, agora, o momento de indicar, também, os cidadãos angolanos que vão integrar, a partir de hoje, o Conselho da República.

Tomaram posse, ontem, por inerência de funções, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz, vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, os presidentes dos partidos políticos com assento no parlamento, nomeadamente, o da UNITA, Adalberto Costa Júnior, da FNLA, Nimi a Simbi, do PRS, Benedito Daniel, e do PHA, Florbela Malaquias.

Tomaram, igualmente, posse os seguintes cidadãos designados pelo Presidente da República: Adriano Botelho de Vasconcelos, Alfeo Vinevala, António Cabamba, a secretária-geral do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), Deolinda Dorcas Teca, ambientalista Fernanda Renée, o ex-ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, o jornalista Ismael Mateus, Jorge Valentim, José Carlos Cunha, Luís Nguimbi, Manuel Monteiro, Paula Simons, Rosa Cruz e Silva, Suzana Mendes e a líder religiosa Suzete João.

O Conselho da República é um órgão colegial consultivo do Chefe de Estado, do qual fazem parte o Vice-Presidente da República, os presidentes da Assembleia Nacional, dos partidos políticos com assento parlamentar, o procurador-geral da República e a vice-presidente do MPLA, entre outras figuras.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »