Centenário de Neto na Turquia ressalta o Homem de grande dimensão

 In Celebrações, Cultura, Politics, Social

Na Turquia, a Embaixada de Angola reuniu na noite desta sexta -feira em Ankara, Diplomatas da CPLP, entidades Turcas, académicos e estudantes, para falar sobre figura do fundador da nação angolana, na celebração do seu Centenário.

Numa breve intervenção, o Embaixador José Patrício apresentou as qualidades de Agostinho Neto, como homem de grande dimensão, que soube transmitir valores humanistas e de patriotismo aos angolanos, tendo contribuído para a Luta anti-colonial de libertação de Angola e de outros países africanos. E para que os turcos compreendessem melhor de quem se tratava, fez analogia ao Presidente Ataturk considerado o pai dos Turcos pela sua entrega à causa da nação turca.

A ocasião serviu para exibição do vídeo institucional produzido para as celebrações do centenário, declamação de Poesias de Neto, inauguração da exposição “Neto na Primeira Pessoa”, guiada pelo Embaixador, houve igualmente a distribuição de material bibliográfico também traduzido em turco e a degustação dos quitutes de Angola, permitindo um momento de maior interacção entre os convivas.

A Embaixada aproveitou o momento para manifestar disponibilidade em colaborar com as instituições de ensino na divulgação de conteúdos da história de Angola e lançou o repto às universidades turcas para a Criação de um centro de estudos africanos, para melhor conhecimento da história do continente.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »