CEAST exorta partidos políticos a mobilizarem militantes ao civismo

 In Politics

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) exorta os partidos políticos a trabalhar no processo de consciencialização dos militantes, para garantir a promoção da estabilidade e participação cívica nas próximas eleições, previstas para Agosto deste ano.

A exortação, divulgada terça-feira (08) durante a missa, é uma das recomendações da primeira assembleia ordinária anual da CEAST, realizada de 1 a 7 deste mês, no município da Baía Farta, em Benguela.

O prelado católico conclue ser fundamental os partidos políticos desempenharem um verdadeiro papel mais relevante e actuante no domínio cívico, face às próximas eleições, contrariamente à necessidade de olharem apenas pela disputa e o alcance do poder.

Na mensagem, apresentada pelo presidente da CEAST, D. José Manuel Imbamba, os bispos consideram que a realização de encontros regulares, visando a troca de ideias, entre os actores políticos, para a moralização e a promoção social, constitui, também, uma mais valia para o processo eleitoral.

“Este momento é uma grande oportunidade para os partidos, junto dos seus militantes, simpatizantes e sociedade eleitoral activa, promover a cultura do respeito pelo bem público, os valores morais, tolerância, cidadania e a preservação da paz, estabilidade democrática, sendo estes os ganhos plasmados na Constituição da República, que consagra Angola como Estado Democrático e de Direito”, exortam.

Os bispos católicos esperam que os actores políticos saibam olhar as eleições como uma festa da democracia. “Apesar dos ânimos incontroláveis que se verificam no seio de muitos angolanos, por razões diversas, é importante que todos, de forma responsável, contribuam na moralização, de modo que se evite o surgimento de ambientes hostis, que nada abonam e dignificam o crescimento da nação, sendo um país rico e nobre que se quer fazer dela melhor para o bem de todos”, exortam.

A semelhança de outras realidades, os prelados esperam também das autoridades tradicionais, dos meios de comunicação social, bem como das organizações da sociedade civil trabalho na educação cívica, para facilitar o melhor entendimento sobre o processo das eleições e elevar o nível de consciência e responsabilidade de cada cidadão eleitor neste processo.

Reconhecem o empenho das forças de Defesa, Segurança e Ordem Pública, a quem pedem para que, com espírito de patriotismo, continuem a desempenhar esta tarefa com imparcialidade, sempre na salvaguarda dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos. Lembram que a Constituição confere, a cada cidadão, o direito de ter a sua convicção política ou religiosa, sem discriminação.

Com esta exortação, D. Imbamba diz que a CEAST apresenta o seu contributo no processo para a consolidação e estabilidade da democracia do país, sendo certo que “Angola é uma nação de famílias, partilhando laços de diferenças, mas destinados a viver juntos”. “Ninguém deve excluir-se ou excluir os outros, nem remar na direcção oposta”, defendeu.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »