Bureau Político do MPLA aprova novo Secretariado

 In Politics

O Bureau Político (BP) do MPLA, saído do VIII Congresso Ordinário, aprovou, terça-feira (14), durante a primeira sessão ordinária, orientada pelo presidente do partido, João Lourenço, a proposta de composição do novo Secretariado daquele organismo, que, entre outras tarefas, se ocupa dos ajustamentos pontuais das suas estratégias.

De acordo com o deliberado pelos 101 membros do Bureau Político, que, no âmbito da paridade, passou a contar com 51 homens e 50 mulheres, o Secretariado ficou assim constituído: João Lourenço, presidente do MPLA; Luísa Damião, vice-presidente; Paulo Pombolo, secretário-geral.

Completam a lista os secretários Jorge Inocêncio Dombolo, para a Organização e Inserção na Sociedade; Maria Idalina Valente, para a Política Económica; Maricel Marinho da Silva Capama, para a Polí-tica Social; Mário Pinto de Andrade, para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias; Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, para a Informação e Propaganda; João de Almeida Azevedo Martins “Ju”, para os Assuntos Políticos e Eleitorais; Manuel Domingos Augusto, para as Relações Internacionais; Maria Ângela Teixeira Bragança, para a Política de Quadros; Pedro de Morais Neto, para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria; Carla Maria Leitão Ri-beiro de Sousa, para a Administração e Finanças.

Por outro lado, Virgílio de Fontes Pereira é o presidente do Grupo Parlamentar, Maria Antonieta Baptista, coordenadora da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Central, Joana Domingos dos Santos Filipe Tomás, secretária-geral da OMA, e Crispiniano Vivaldino Evaristo dos Santos, 1º secretário nacional da JMPLA.

José Eduardo dos Santos
no Conselho de Honra

O Bureau Político aprovou, ainda, na sessão, a composição do Conselho de Honra do MPLA, um organismo novo que vai servir de consulta para o presidente do partido, composto por 30 membros.

Fazem parte deste organismo, que será uma espécie de Conselho da República, o presidente emérito do partido, José Eduardo dos Santos; Roberto António Francisco Victor de Almeida, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, Francisco Magalhães Paiva “Nvunda”, Amadeu Timóteo Malheiro Amorim, Santana André Pitra “Petroff”, José Diogo Ventura, Luzia Pereira de Sousa Inglês Van-Dúnem “Inga”, Maria da Conceição Roque Caposso, Maria Rufina Ramos da Cruz, Irene Judith de Sousa Webba da Silva, Teresa de Jesus Cohen dos Santos, Rodeth Teresa Makina Gil “Rodeth Gil” e João Luís Neto “Xietu”.

É integrado, ainda, por António Fuamini da Costa Fernandes, António Paulo Cassoma, António dos Santos França “Ndalu”, Hermínio Joaquim Escórcio, Lopo Fortunato Ferreira do Nascimento, Maria Eugénia da Silva Neto, José Domingos Francisco Tuta “Ouro de Angola”, Albina Faria de Assis Pereira Africano, Ndombele Mbala Bernardo, Benigno Vieira Lopes “Ingo”, Engrácia Francisco Cabenha (Rainha do 4 de Fevereiro), Ismael Gaspar Martins, Brito Sozinho, Manuel Alexandre Rodrigues “Kito”, António José Condesse de Carvalho “Toka” e Augusto Lopes Teixeira “Tutu”.

Antes de aprovar a composição do Conselho de Honra, o Bureau Político aprovou, com emendas, o seu regulamento.

O Bureau Político reiterou, na ocasião, o incondicional apoio ao Executivo, liderado por João Lourenço, tendo realçado a perspectiva social do Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2022, que elegeu o reforço ao combate à pobreza, a promoção da inclusão social e o investimento no capital humano, sobretudo, nos sectores da Educação, Saúde e Protecção Social, como pilares do desenvolvimento integral do país.

A primeira reunião do Bureau Político, saído do VIII Congresso Ordinário, foi realizada no Auditório do Comité Central do partido, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda.

Para Adriano Mendes de Carvalho, com a aprovação do Secretariado do Bureau Político, o MPLA tem, agora, a máquina preparada para o desafio eleitoral que espera em 2022. “Foi uma reunião bastante calma e amável. Queremos acreditar que está a posto para arrancar. Que venham as eleições!”, realçou.”Na província do Cuanza-Norte, vamos dar resposta adequada, 5-0,”, prometeu o também governador daquela província.

Estreante no Bureau Político, o académico Esteves Hilário considerou a reunião tranquila e disse que o partido pode esperar dele, naquele órgão, muito empenho e dedicação, contributo que sempre deu nas bases. “Estamos aqui para servir não só o partido, como, principalmente, a Pátria”, salientou.

Ana Paula Chantre de Carvalho, também estreia no Bureau Político, considerou a entrada no órgão uma responsabilidade acrescida às que já carregava, mas prometeu tudo fazer para honrar aqueles que lhe reconheceram capacidade para lá estar.

Competências do organismo permanente de direcção do partido
O Bureau Político é o organismo permanente de direcção do MPLA, que delibera no intervalo das reuniões do Comité Central e se ocupa dos ajustamentos pontuais das estratégias do Partido. O organismo é eleito pelo Comité Central de entre os seus membros, através de lista completa, pelo sistema maioritário. É composto pelo presidente do partido, que o preside, e integra um nú-mero de membros do Co-mité Central até 15 por cento, sob proposta do líder, respeitando a proporcionalidade da composição do Comité Central. Integram o Bureau Político, por inerência de funções e com direito a voto, vice-presidente do partido; secretário-geral; coordenador da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Central; presidente do Grupo Parlamentar; 1º secretário nacional da JMPLA e a secretária-geral da OMA.

Compete ao Bureau Político, entre outras tarefas, organizar a vida interna do partido, pronunciar-se sobre as composições do Governo e a designação de militantes e cidadãos não militantes para o exercício de cargos ou funções de responsabilidade política a nível nacional, sob proposta ou patrocínio do partido, propor os candidatos ao cargo de Presidente da República e propor a lista de deputados ao Parlamento.

Reúne, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que necessário, sob convocação do presidente do partido.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »