Associação sugere acções para estimular turismo local

 In Economy

A criação de programas de fomento do turismo, para incentivar as pessoas a valorizarem as potencialidades do país é uma via para rentabilizar o sector, segundo a Associação dos Guias de Turismo e Servidores Artísticos de Angola (AGTSA).

Ao falar hoje, segunda-feira, sobre o estado actual do turismo angolano, o presidente do conselho executivo da AGTSA, Carlos Bumba, afirmou que os estímulos passam por o Estado subvencionar passagens para visitas em determinados locais históricos do país.

Outra medida, apontou, passaria por conceder visitas gratuitas ou expedições aos museus para que o indivíduo aprecie a sua própria cultura e afaste-se aos poucos da alienação cultural imposta por outros países.

“Infelizmente, ainda existe muitos angolanos que têm mais orgulho em ir ao país alheio, vestir-se da cultura dos outros, em detrimento do que é seu, por falta de identidade cultural e, com isso, não haverá simpatia do turista estrangeiro em visitar Angola, se o nacional não for o primeiro”, lamentou.

Destacou que o excesso de paragens nos postos de controlo das cidades no país também afugenta os turistas, sendo, por isso, uma medida que deve ser revista, para aumentar o fluxo de visitantes.

Realçou ainda que a falta de produção local e de escoamento da produção do campo para a cidade encarece alguns produtos e serviços nos hotéis, obrigando o nacional a pensar que é mais barato fazer turismo lá fora.

Carlos Bumba defendeu a melhoria dos acessos às cidades e locais, o saneamento básico, a criação da sinalética turística ao longo das estradas, entre outras medidas, para tornar mais atractivo o sector.

Afirmou que nesta fase da pandemia da Covid-19 o número de turistas varia nos fins-de-semana prolongados de 70 para 100 por cento de ocupação, nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla Namibe, Malanje e Cuanza Sul. Em dias normais a percentagem às vezes não chega aos 10 por cento.

Disse tratar-se de turistas locais, principalmente expatriados residentes em Angola, e alguns  nacionais com cultura de frequentar locais turísticos.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »