Angola participa na nona conferência sobre corrupção

 In Politics

Angola participa, desde esta segunda-feira (13), na IX Conferência dos Estados Partes da ONU sobre Corrupção, a decorrer até a próxima sexta-feira (17), em Sharm El-Sheikh, República Árabe do Egipto.

O país faz-se representa ao evento, por uma delegação encabeçada pelo ministro da Justiça e Direitos Humanos, Francisco Queiroz, acompanhado dos embaixadores de Angola na missão permanente em Viena, Teodolinda Coelho, e na República Árabe do Egipto, Nelson Cosme.

Integram igualmente a delegação, como procuradoras-gerais adjuntas da República e diretora nacional para Prevenção e Combate à Corrupção, e do Serviço de Recuperação de Ativos, além de funcionários seniores dos ministérios das Finanças, Justiça e das Relações Exteriores.

A Conferência, que ocorre a cada dois anos, é das maiores reuniões de luta contra a corrupção em todo o mundo, reunindo representantes dos Estados partes da Convenção, organizações inter-governamentais, parlamentos, sociedade Civil e do setor privado, sendo que o presente fórum congrega mais de 1200 entidades.

A cerimónia de abertura registrou uma mensagem gravada do SG da ONU, António Guterres, na qual expressa preocupação pela propagação deste mal pelo mundo, e enfatiza a luta contra a corrupção como um ato indispensável para a garantia dos Direitos Humanos.

Numa outra intervenção, foram feitas referências à necessidade de participação dos parlamentos no combate à corrupção, a sua continuidade mesmo em tempos de pandemia (referência a Covid-19), com o fim de se evitar a continuidade de práticas ilícitas.

No âmbito da sua participação, está prevista, ainda para hoje, uma intervenção do ministro angolano da Justiça e dos Direitos Humanos.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »