Angola participa na 40ª Sessão do Conselho Executivo dos Ministros da UA.

 In Diplomacia

Os ministro africanos que integram a União Africana estão reunidos na 40ª. Sessão Ordinária do Conselho Executivo da organização, que teve início hoje (quarta-feira) em Addis Abeba (Etiópia), sob o lema, “Criar Resiliência em Matéria de Nutrição e Segurança Alimentar no Continente Africano: Reforço da Agricultura, Aceleração do Capital Humano, Desenvolvimento Social e Económico”.

Esmeralda Mendonça, Secretária de Estado para as Relações Exteriores, chefia a delegação angolana neste encontro ministerial, integrada pelo Embaixador Miguel Bembe, Director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais do MIREX, e Francisco José da Cruz, Embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA).

O evento que congrega os responsáveis da diplomacia dos Estados Membros da União Africana analisa questões de paz, segurança e governação, resposta da UA à pandemia da Covid-19 em África e a mobilização de financiamento para o desenvolvimento e integração, no quadro da aceleração da recuperação económica do continente.

A 40ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo de Ministros da União Africana, antecede a 35ª Sessão Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da UA, que se realiza de 05 a 06 de Fevereiro, na capital Etíope.

A cimeira vai testemunhar a passagem da Presidência Rotativa exercida actualmente por Félix Tshisekedi, Presidente da República Democrática do Congo, para Macky Sall, Presidente da República do Senegal.

Neste encontro, Angola representará a região da África Austral no Bureau da Cimeira como terceiro Vice-Presidente.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »