Angola na parceria do ECOSOC 2022

 In Diplomacia

Angola participou no Fórum de Parceria do ECOSOC 2022, realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. Na sua intervenção, o representante permanente adjunto da missão de Angola junto da ONU afirmou que o país, tal como os outros Estados, foi severamente afectado pela crise pandémica, principalmente devido à queda do preço do petróleo nos mercados financeiros internacionais e ao condicionamento da actividade produtiva nacional.

Segundo  o Embaixador  João Gimolieca, as medidas de contenção da pandemia afectaram directamente a rentabilidade e oferta dos negócios e aumentaram o desemprego em larga escala, enumerando os três grandes desafios que o país enfrenta a curto e médio prazo para a implementação dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente manter a economia sob controlo, em particular, para o equilíbrio das contas fiscais, as contas externas e a estabilidade do poder de compra da moeda nacional, apoiando a recuperação económica e o desenvolvimento do sector privado.

Defendeu igualmente a implementação de programas sociais para combater a pobreza e o desemprego, agravados pelas crises económica e sanitária da Covid-19 e pelas alterações climáticas.

O segundo grande desafio, de acordo com o diplomata, centra-se na aceleração dos esforços de diversificação económica, para reduzir a vulnerabilidade estrutural, reconhecida no pedido de adiamento da graduação de País Menos Avançado (PMA) para Fevereiro de 2024.

Apontou ainda a melhoria da qualidade da educação e das competências profissionais dos jovens, bem como a transferência de tecnologia de forma a promover um desenvolvimento mais sustentável, resiliente e contribuir para a diversificação da economia.

João Gimolieca frisou que o lema “não deixar ninguém para trás” está patente no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) de Angola, nomeadamente, na igualdade de género e na criação de melhores condições para todos os angolanos.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »