Angola foi informada sobre o Golfo da Guiné

 In Diplomacia, Politics

A actual situação de “insegurança no Golfo da Guiné”, principalmente a marítima, levou, segunda-feira (21), o ministro das Relações Exteriores às instalações do Secretariado Executivo da Comissão do Golfo da Guiné, baseadas em Angola, numa visita de cortesia que serviu para abordar também a Cimeira de Abuja, prevista para Abril.
De acordo com a secretária executiva da Comissão do Golfo da Guiné em Luanda, Florentina Adenike Ukonga, citada por uma nota de im-prensa do Ministério das Relações Exteriores a que o Jornal de Angola teve acesso, a visita de Téte António “representa um marco importante e encoraja as actividades dessa instituição”. A oportunidade foi aproveitada para Florentina Adenike Ukonga trocar im-pressões sobre a próxima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comissão do Golfo da Guiné, a realizar-se provavelmente em Abril, em Abuja (Nigéria).
A Comissão do Golfo da Guiné nasceu do tratado assinado em Libreville, República do Gabão, a 3 de Julho de 2001, por Angola, Congo, Gabão, Nigéria e São Tomé e Príncipe, constituindo-se numa ferramenta institucional permanente de cooperação destes Estados ribeirinhos do Golfo da Guiné com vista a defesa de seus interesses comuns e a promoção da paz e do desenvolvimento sócio-económico assente no diálogo e concertação, baseados nos laços de amizade, solidariedade e fraternidade que os unem.

A Comissão do Golfo da Guiné, a que aderiram em 2008 os Camarões e a República Democrática do Congo, mantém-se aberta à adesão de outros Estados da sua costa, com o objectivo de transformar a sub-região numa zona de paz e segurança.

Angola assume o Secretariado Executivo-Adjunto da Comissão do Golfo da Guiné. O embaixador angolano Afonso Evaristo Eduardo “Inguila” é o novo secretário executivo-adjunto para os Assuntos Políticos da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), após ter sido nomeado, recentemente, para o cargo, pelo Presidente da República Federal da Nigéria e Presidente em Exercício da organização sub-regional, Muhammadu Buhari.

Angola é membro fundador da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), criada em 1999 e que integra os Camarões, a República Democrática do Congo, o Congo, Gabão, Guiné Equatorial, Nigéria e São Tomé e Príncipe.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »