Angola e Senegal avaliam relações bilaterais em Luanda

 In Diplomacia
As Delegações oficiais dos Ministério das Relações Exteriores de Angola e do Senegal realizaram um encontro de trabalho,  na tarde de Quinta-feira, dia 20 de Janeiro, no Salão NobrePaulo Teixeira Jorge, sede do MIREX, (à Mutamba), em Luanda.

As delegações encabeçadas pelos Ministros  Téte António, de Angola, e Aissata Fall Sall, do Senegal, avaliaram o grau de cooperação  entre a República de Angola e a República do Senegal , perspectivaram novas áreas para o reforço das relações de cooperação, e trocaram pontos de vista sobre assuntos relevantes de carácter nacional, regional e internacional de interesse comum.

Durante a sessão de abertura, o Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, disse que o país pretende dinamizar, ampliar e consolidar as suas relações Políticas, Económicas, Culturais e Comerciais com a República do Senegal, em diferentes áreas de interesse mútuo, correspondendo, assim, a uma nova estratégia de cooperação bilateral.

As delegações passaram em revista as potencialidades dos dois países, bem como as oportunidades que os respectivos mercados oferecem, considerando prioritário o estabelecimento de uma cooperação sólida e efectiva nos domínios *Político, Diplomático, da Agricultura, Transportes, Petróleo e Gás, Educação, Cultura, Indústria, Comércio, Saúde, Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, entre outros.

Esta reunião bilateral produziu a *Assinatura de quatro (4) Instrumentos Jurídicos *, que vão criar as bases fundamentais para a abertura de novos horizontes de cooperação entre Angola e o Senegal, nomeadamente:

1 – **Acordo Geral de Cooperação Económica, Técnica, Social e Científica **entre o Governo da República de Angola e da República do Senegal.

2 – **Acordo sobre a Criação de uma Comissão Bilateral **entre o Governo da República de Angola e da República do Senegal.

3 – **Acordo de Isenção de Vistos em Passaportes Diplomático, Oficial e de Serviço **entre o Governo da República de Angola e o Governo da República do Senegal.

4 – *Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento de Mecanismos de Consultas Políticas* entre o Ministério das Relações Exteriores da República de Angola e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e dos Senegaleses no Exterior.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »