Angola e Polónia abordam reforço da cooperação bilateral

 In Diplomacia

O *Embaixador Téte António*, Ministro das Relações Exteriores, avaliou na tarde de segunda-feira, dia 28 de Fevereiro, com Piotr Józef Mysliwiec*, Embaixador da Polónia em Angola, aspectos ligados com o reforço da cooperação bilateral, questões regionais e internacionais.

O encontro serviu também para as duas personalidades passarem em revista as consequências internacionais do *conflito entre a Federação Russa e a Ucrânia*, com particular incidência à *situação dos angolanos nas áreas afectadas pela contenda* nesta parte da Europa do Leste.

O Ministério das Relações Exteriores tem estado a acompanhar a situação da comunidade angolana residente na Ucrânia e a *trabalhar afincadamente* com as suas representações diplomáticas acreditadas na *Federação Russa, Polónia , Sérvia e Hungria* para a evacuação dos angolanos residentes nas áreas afectadas.

Angola e Polónia têm assinados vários instrumentos jurídicos, com destaque para o *Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas*, acordo de cooperação nas áreas de *investigação científica e ensino* entre as Universidades “*Kimpa Vita*” no Uíge e a *Agrária de Cracóvia*, na Polónia, e a terceira fase de construção da *Academia das Pescas e Ciências do Mar do Namibe*, ao abrigo do acordo assinado em Março de 2017, com fundos disponibilizados pela Polonia.

Ambos os Governos perspectivam a assinatura, de outros instrumentos jurídicos, nomeadamente, nos domínios da *cultura, geologia e minas, ambiente*, bem como entre os Institutos Geológicos dos dois países.

As relações políticas, diplomáticas e de cooperação entre Angola e a Polónia tiveram início em 1976, com a assinatura do *Acordo Geral de Cooperação Económica, Técnico-científica e Cultural*, tendo sido reforçadas com a *Declaração sobre o Fortalecimento da Amizade e Cooperação*, de 24 de Abril de 1997.

A audiência que Sua Excelência *Embaixador Téte António*, Ministro das Relações Exteriores, concedeu ao Embaixador da Polónia em Angola, foi assistida pela *Conselheira Dionísia Demba*, Chefe de Departamento da Direcção Europa do MIREX, e pelos consultores do Ministro das Relações Exteriores, *Desiré Zinga* e *Márcio Burity*, respectivamente.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »