Angola é o maior produtor de petróleo em África

 In Economy

Angola é pelo segundo mês consecutivo o maior produtor de petróleo em África, mantendo a Nigéria atrás, segundo dados mais recentes divulgados pela Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

De acordo com o relatório da OPEP sobre a produção petrolífera do mês de Junho, Angola com uma média de 1.17 milhões de barris de petróleo por dia (mbp/d) subiu a cifra de Maio, que foi de 1.16 mbp/d.

Já a Nigéria, que até Abril deste ano era o maior produtor com 1.21 mbp/d, caiu para segundo depois de em Maio ter informado uma produção de 1.02 mbp/d e agora em Junho ter subido ligeiramente, para apenas 1.15 mbp/d, ainda assim insuficiente para destronar Angola.

No relatório dos 13 membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), constam outros quatro (4) países membros, casos do Congo, Guiné Equatorial, Gabão e Líbia, mas todos com níveis muito abaixo dos registos de Angola.

A liderança na OPEP é da Arábia Saudita com 10.64 mbp/d, seguida do Iraque, que se apresentou, em Junho, com 4.51 mbp/d e os Emirados Árabes Unidos com 3.08 mbp/d, respectivamente.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »