Rubricado o Acordo de Cooperação Cultural entre Angola e França

 In Cultura

Roselyne Bachelot-Narquin, Ministra da Cultura da República da França e Filipe Silvino de Pina Zau, Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente da República de Angola, assinaram, a 4 de Fevereiro de 2022, no Palácio de Versalhes, um Acordo de Cooperação na Área Cultural.

O acordo estabelece o quadro para a cooperação cultural entre os dois países por um período de 5 anos, nas áreas do Património, Criação Artística, Indústrias Culturais e Criativas e incentiva os vários intervenientes em causa a desenvolverem programas de cooperação e intercâmbio de especialistas e boas práticas.

Os Ministros assinaram também uma escritura de doação da República de Angola à República da França de duas obras-primas da escultura francesa do século XVIII, Zephir, Flore et Amour, de Philippe Bertrand, René Frémin e Jacques Bousseau e L´Abondance de Lambert Sigisbert Adam, encomendadas respectivamente pelos reis Luís XIV e Luís XV. Este generoso acto da República de Angola atesta a excelência das relações bilaterais. É o primeiro acto de um programa de acções de cooperação patrimonial organizado a partir de 2022.

As duas esculturas juntam-se às colecções do Museu Nacional dos Palácios de Versalhes e Trianon e vão ser apresentadas a partir de 5 de Fevereiro até 5 de Junho de 2022 numa exposição intitulada “Obras-Primas encontradas”.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »