Angola e Coreia do Sul fortificam relações de quase 30 anos

 In Diplomacia

Em 2022, Angola e Coreia do Sul vão assinalar 30 anos de relações diplomáticas, facto que orgulha o embaixador do gigante tecnológico asiático Kim Chang-sik, cujo intercâmbio entre os dois países tem sido fortalecido pelas autoridades.

Em entrevista ao Jornal de Angola, o diplomata disse que o seu país conseguiu desenvolver a economia rapidamente através de uma aposta nas trocas comerciais e nas tecnologias de informação, pelo que manifestou o desejo do contínuo apoio para ajudar no crescimento dos angolanos.

O embaixador mostrou-se confiante no aprofundamento das relações com Angola, que em 2022 completarão 30 anos de parceria, motivo aproveitado para reafirmar a aposta na melhoria da área de energia solar, indústria e na perspectiva da tecnologia para facilitar as demais províncias no sector da educação à distância (aulas online).

Kim Chang-sik recordou que o intercâmbio entre os dois países tem merecido reconhecimento das autoridades angolanas, reforçando que a Coreia do Sul “é um estado com a diplomacia bastante activa, daí que tenha representações em quase todo o mundo”.

Segundo o diplomata, devido à crise pandémica, o volume de trocas comerciais entre Angola e Coreia do Sul diminuiu nos últimos anos para 200 milhões de dólares norte-americanos, depois de antes ter atingido dois mil milhões de dólares norte-americanos.

Destacou a importação e exportação, sobretudo, no sector automóvel, além de instrumentos electrónicos e informáticos, petróleo e seus derivados, educação e saúde, áreas que considera chaves, embora sugira que o “governo angolano aposte na troca comercial, construa uma identidade própria nas tecnologias”.

De acordo com o diplomata, o seu Governo vai oferecer formação gratuita aos jovens angolanos, com a utilização da tecnologia online, no sentido de proporcionar mais oportunidade e potenciar o Centro Industrial de Tecnologia Avançada de Viana (CITAV), cuja primeira pedra foi lançada a 5 de Novembro último.

“O CITAV será muito importante, devido à tecnologia. No centro será ensinado ao aluno as diversas formas de reparar máquinas electrónicas, automóveis e ar condicionados”, disse, acrescentando que para assinalar os 30 de relações diplomáticas entre os dois países muitos instrumentos serão assinados.

Chang-sik anunciou a conclusão do centro para Outubro de 2022 e os formados nessa instituição estarão aptos para trabalhar em empresas sul-coreanas para o aprofundamento dos conhecimentos.

Lembrou que actualmente as relações de cooperação entre ambos os países estão em destaque, principalmente, na área das tecnologias de informação, na indústria naval, automóvel, educação e saúde.

Maior cooperação

Desde o estabelecimento das relações diplomáticas, em 1992, Angola e a Coreia do sul têm desenvolvido parcerias económicas vantajosas através da implementação de projectos nos variados domínios.  Os instrumentos legais entre os dois países enquadram-se no âmbito do Acordo Geral de Cooperação Económica e Técnico-Científica, assinado a 2 de Julho de 1993.

Chang-sik sublinhou que o sector da educação tem sido muito privilegiado, pois a Embaixada possui boas relações com 50 universidades, enquadradas no Programa de Bolsas de Estudo do Governo Coreano (KGSP).

“Esse programa visa aprovisionar bolsas para estudantes provenientes de países em vias de desenvolvimento, cobrindo 100 por cento das despesas durante o período de formação”, destacou.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »