Angola e a Roménia analisam alargamento da cooperação bilateral

 In Diplomacia

Angola e a Roménia analisaram nesta manhã de segunda-feira, em Luanda, o estado do alargamento da cooperação bilateral e multilateral, e muito particularmente a questão ligada ao investimento romeno em Angola.

Para falar dessa cooperação, esteve esta manhã no edifício sede da diplomacia angolana o Ministro-Conselheiro e Encarregado de Negócios da Embaixada da Roménia em Angola, Florin Tudoire, que foi recebido em audiência por Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores.

A ocasião foi aproveitada para as duas individualidades abordarem também a questão do momento, relacionada com o conflito que opõe a Federação Russa e a Ucrânia.

Angola e a Roménia partilham laços históricos e de amizade de longa data.A Roménia é uma importante plataforma de negócios no sudeste da Europa Central.

Em Angola pretende investir no sector diamantífero, com a instalação de indústrias de exploração de diamantes no município de Nharêa, na província do Bié.

Além dos diamantes, a Roménia pretende ainda investir noutras áreas, com realce para a Agricultura e energia renovável, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável e consequentemente criação de postos de trabalho, sobretudo para nacionais.

A Roménia possui uma grande capacidade de produção de milho e consta da lista dos principais exportadores de trigo da União Europeia, com uma capacidade tecnológica de transformação bastante avançada.

A Roménia é um país conhecido pela região florestal da Transilvânia, cercada pelos Cárpatos.

Entre as suas cidades medievais preservadas está Sighişoara, e há muitos castelos e igrejas fortificados, com destaque para o Castelo de Bran, no topo de um penhasco, que há muito tempo é associado à lenda do Drácula.

Bucareste, a capital do país, abriga a gigantesca sede do governo, o Palatul Parlamentului, da era comunista.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »