AN vota proposta de Lei dos Postos e Distintivos da PN

 In Politics

As comissões especializadas da Assembleia Nacional aprovaram, esta segunda-feira, os Relatórios Pareceres Conjuntos na especialidade das Propostas de Lei de alteração dos Postos e Distintivos da Polícia Nacional e de Anti-dopagem no Desporto.
Os diplomas, de iniciativa legislativa do Executivo, vão à votação final global na próxima reunião plenária da Assembleia Nacional, marcada para o dia 24 deste mês.

No quadro da Proposta de Lei de Alteração dos Postos e Distintivos da Polícia Nacional de Angola (PNA), foram criados distintivos próprios para o cargo de 2.º comandante-geral, passando a ter cor dourada, que os diferenciará dos distintivos dos demais oficiais.

A alteração surge pelo facto de o 2.º comandante-geral ostentar distintivos de comissário-chefe, que são iguais aos demais comissários-chefes que não exercem o referido cargo, tais como o inspector-geral da Polícia Nacional e os comandantes das polícias de especialidade.

Em consequência da criação dos distintivos para o cargo de 2.º comandante-geral, será também alterada a cor do distintivo ostentando pelo comandante-geral da PNA, que passará a ser de cor idêntica à do 2.º comandante (dourada), atendendo a que ambos fazem parte da estrutura de comando da corporação.

Já a Proposta de Lei de Anti-dopagem no Desporto, com sete capítulos, oito secções e 72 artigos, visa estabelecer o regime jurídico contra a dopagem, adoptando as normas e os princípios do Código Mundial Anti-dopagem aplicável no direito angolano.

Com efeito, as federações desportivas deverão adaptar o seu regulamento às normas de controlo e luta anti-dopagem, no quadro dessa Proposta de Lei.

O incumprimento desse pressuposto deverá implicar a impossibilidade das federações beneficiarem de qualquer tipo de apoio público, além da perda do estatuto de utilidade pública desportiva, dos apoios técnicos, materiais, humanos e financeiros.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »