Academia homenageia Venâncio de Moura

 In Diplomacia

A Academia Diplomática Venâncio de Moura, em Luanda, realiza de 21 a 26 deste mês, a segunda edição da celebração do dia do seu patrono, em acto a ser presidido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.

De acordo com o programa a que o Jornal de Angola teve acesso, a abertura da emissão do programa “África Magazine”, da Rádio Nacional de Angola (RNA), será feita a partir da Academia Diplomática Venâncio de Moura, com a participação especial do embaixador e ministro das Relações Exteriores, Téte António.

A cerimónia de celebração reserva momentos culturais, nomeadamente, actuação musical, teatro, poesia, exposição fotográfica, artesanato, livros e feira de alimentação, além de actividades recreativas como futebol de salão, ténis de mesa, entre outras.

O acto é aberto ao público mediante a apresentação do certificado da vacina ou teste da Covid-19 negativo feito nas últimas 48 horas.

Para o director-geral adjunto para a Área de Estudos e Investigação da Academia Diplomática, Venâncio de Moura é das figuras de maior prestígio a nível da diplomacia angolana “porque, enquanto viveu, esteve em todas as etapas da actividade diplomática”.

Matias Pires disse ainda que Venâncio de Moura integrou o primeiro núcleo de diplomatas, depois da proclamação da Independência e esteve entre as figuras que criaram o Ministério das Relações Exteriores.

“Em 1978, foi nomeado o primeiro embaixador angolano na República da Itália, o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a Independência de Angola”, lembrou o académico, citado pela RNA.

Já o analista para os assuntos internacionais João Benedito considera que o tributo prestado à figura de Venâncio de Moura deve inspirar a juventude a seguir o mesmo exemplo.

Venâncio de Moura, figura incontornável da diplomacia angolana, foi também um dos signatários do Protocolo de Lusaka, pelo Governo, em Novembro de 1994. Dedicou 23 anos à diplomacia, um como embaixador na Itália e 22 nos cargos de vice e de ministro das Relações Exteriores.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »