Discurso do PR no Fórum Económico Angola–Turquia

Discurso do Presidente da República, João Lourenço, esta segunda-feira (18), em Luanda, no Fórum Económico Angola–Turquia.

18/10/2021  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 20H05

Presidente da República, João Lourenço © Fotografia por: CIPRA

Sua Excelência Recep Tayyip Erdogan Presidente da República da Turquia;

Excelentíssimos Senhores Membros do Governo da República da Turquia e da República de Angola;

 Excelentíssimo Senhor Nail Olpak, Presidente do DEIK – Conselho de Relações Económicas com o Exterior da Turquia;

Distintos Empresários e Investidores Privados da Turquia e de Angola;

Ilustres Convidados;

Minhas Senhoras e Meus Senhores;

 

Em Julho deste ano, no decurso da minha visita oficial à Turquia, realizámos um fórum com estas características, entre empresários angolanos e turcos.

Naquela altura, tive a oportunidade de referir que Angola pretende fortalecer as suas relações económicas, financeiras e empresariais com a Turquia e estabelecer as bases de uma cooperação estratégica entre os dois países, de modo a que ambas as partes obtenham os maiores benefícios desta cooperação, para o bem dos seus respectivos povos.

Referi também que Angola pretende atrair investidores da Turquia, que tragam à nossa economia, não só capital financeiro e tecnologia avançada, mas que tragam sobretudo know-how que nos permita diversificar e aumentar com rapidez e eficiência a nossa produção interna de bens e de serviços.

Com isso aumentarão os níveis de emprego em Angola, melhorarão os rendimentos dos nossos cidadãos e as nossas exportações serão mais diversificadas.

Devo referir com agrado que, após esta minha visita à Turquia, os dois últimos meses têm sido demonstrativos do interesse que o empresariado turco tem pelo mercado angolano.

Têm-se intensificado as visitas de importantes grupos empresariais turcos ao nosso país, o que demonstra a confiança e a vontade destes em investir em Angola.

Tudo faremos para que estas manifestações de interesse se transformem em investimentos concretos e contribuam para o crescimento da economia angolana, para a geração de empregos qualificados para a juventude e para a inserção de Angola nas grandes cadeias do mercado global, através da adopção de tecnologias avançadas, das melhores práticas empresariais e das experiências e capacidades que são reconhecidas aos empresários turcos.

O Executivo angolano aposta em reformas profundas na economia tendo como fim último a melhoria do ambiente de negócios, que inclui, entre outros aspectos, a estabilização macroeconómica do país, a criação de um quadro legal facilitado para os investidores, a aposta na desburocratização e simplificação dos serviços da administração pública e a facilidade dos investidores fazerem o repatriamento dos seus dividendos em tempo oportuno e sem quaisquer restrições.

O quadro legal do investimento privado em Angola contempla incentivos que são atractivos e que contribuem para a competitividade das empresas no mercado nacional e internacional.

Fruto das reformas que temos desenvolvido em Angola, as agências internacionais de rating, e em particular a Moody´s, reviram em alta a notação de risco da dívida soberana de Angola, o que é certamente um factor de credibilidade em relação à nossa economia e um elemento muito importante para aumentar a confiança dos investidores estrangeiros no nosso país.

 

Excelências

Distintos Empresários

Minhas Senhoras e meus Senhores

A economia angolana está aberta ao investimento privado, o país possui enormes potencialidades e condições para acolher investimento directo estrangeiro.

É importante fortalecer as bases da cooperação que se começam a estabelecer entre o sector empresarial turco e angolano, permitindo que não só empresários turcos invistam em Angola como também empresas angolanas possam investir os seus capitais na Turquia, numa cooperação com ganhos para ambas as partes.

O Executivo angolano tem identificado os sectores prioritários para o investimento, no âmbito do sector privado, e está aberto para que empresas turcas participem no desenvolvimento das infra-estruturas públicas, através de parcerias público-privadas nas diferentes modalidades, em projectos de construção de estradas, pontes, caminhos- de- ferro, centrais eléctricas e respectivas redes de transportação e outros projectos.

Na intervenção que fiz no fórum económico Angola-Turquia, em Julho deste ano, na Turquia, tive a oportunidade de referir que Angola tem particular interesse em acolher investimentos de empresas turcas, na área da indústria, de produção de materiais de construção, montagem de automóveis e motorizadas, de produtos electrónicos e electrodomésticos, na indústria têxtil, de vestuário e calçado, na indústria de produção farmacêutica, produção de tractores, alfaias e outros equipamentos agrícolas, na indústria de produção de fertilizantes, sementes e defensivos para a agricultura.

Já contamos com investimentos turcos de grande dimensão na exploração do mineiro de ferro e produção do aço. Mas dispomos de outros minérios, como o ouro, o cobre e metais raros por explorar e para os quais também são convidados investidores turcos.

Temos disponível um pacote de empresas e activos públicos, que estão num processo de privatização no todo ou em parte, incluindo activos do sector petrolífero, da banca e seguros, de grandes fazendas agrícolas e de indústrias importantes, pelo que convidamos investidores e empresários turcos a participarem dos concursos internacionais em curso.

Contamos ainda convosco, como já referi, nas parcerias público-privadas, nos grandes projectos a realizar na modalidade “Constrói, Opera e Transfere”, em inglês BOT.

Ao longo deste fórum, a AIPEX terá a oportunidade de apresentar as várias oportunidades de negócios que se abrem no nosso país aos investidores turcos e de outros países interessados.

 

Senhor Presidente

Distintos Empresários

Minhas Senhoras e meus senhores

 

Permita-me que termine agradecendo o gesto de Vossa Excelência o Presidente Recep Tayyip Erdogan, não só pela sua visita a Angola, mas também por se fazer presente neste Fórum económico, acompanhado de uma importante delegação de homens de negócios.

Está aqui uma manifestação clara e inequívoca de que a vontade política para o fortalecimento das relações de cooperação empresarial e económica entre os dois países é muito forte. Compete agora aos empresários dos dois países tirarem a maior vantagem desta plataforma política e estratégica que está lançada.

Permitam-me também assinalar o facto de que Angola e a Turquia estão agora mais próximas, através da ligação aérea directa entre Luanda e Istambul, que acaba de ser inaugurada, o que vai certamente permitir o aumento das trocas comerciais entre os dois países e o incremento das viagens de negócios e de turismo entre os nossos cidadãos e empresários.

Auguramos que o presente evento seja coroado de êxitos e que este segundo fórum económico empresarial permita o estabelecimento de parcerias sólidas entre o empresariado nacional angolano e o turco.

Angola está aberta ao mundo de negócios e conta com os empresários da Turquia.

Muito obrigado!

 

  1. João Lourenço reafirma fortalecimento das relações com Turquia

Com o objectivo de ambas as partes obterem benefícios, o Presidente da República, João Lourenço, reafirmou o interesse de Angola fortalecer as relações comerciais, económicas e atrair investidores turcos para a diversificação interna de bens.

18/10/2021  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 19H58

Presidente da República, João Lourenço © Fotografia por: CIPRA

O Chefe de Estado angolano falava no Fórum Económico Angola-Turquia, realizado esta segunda-feira, em Luanda, com a presença do seu homólogo turco Recep Erdogan.

 

POLÍTICA

 

Turquia é parceiro estratégico

Angola tem a Turquia como um parceiro estratégico importante, considerou esta segunda-feira (18) em Luanda, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

18/10/2021  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 16H13

© Fotografia por: DR

Ao intervir na Reunião Plenária Solene, por ocasião da visita de Estado do Presidente da República da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, a Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos destacou que os laços que une os dois países “são históricos e antigos”.

“Temos na nossa história que a República da Turquia foi um dos primeiros Estados a reconhecer a nossa independência. A Sessão Solene convocada para receber Vossa Excelência é o reconhecimento do desenvolvimento das nossas relações, cuja permanente renovação é tarefa de todos nós”, afirmou.

O mosaico político representados no Parlamento, afirmou, têm proporcionados amplos debates através de um diálogo franco e aberto o que tem permitido alcançar consensos importantes e progressos relativamente a função Legislativa.

 

POLÍTICA

 

Negócios Angola-Turquia reforçam peso comercial

Os empresários angolanos e turcos contam com o apoio dos respectivos Governos para o reforço das trocas comerciais e fixação de novos investimentos, sobretudo, privados.

19/10/2021  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 08H32

 

https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/negocios-angola-turquia-reforcam-peso-comercial/

Presidentes dos dois países testemunharam ontem o encontro que reuniu vários empresários © Fotografia por: Santos Pedro| Edições Novembro

 

No segundo Fórum Económico – Empresarial, realizado, segunda-feira(18), em Luanda, os Presidentes João Lourenço e Recep Tayyip Erdogan manifestaram aos investidores dos respectivos países a vontade de verem aumentado o actual volume de negócios e uma cooperação mutuamente vantajosa.

  Reformas visam melhoria do ambiente

A aposta em reformas profundas na economia têm como fim último a melhoria do ambiente de negócios, que inclui, entre outros aspectos, a estabilização macroeconómica do país, indicou o Chefe de Estado angolano, ontem, ao discursar no Fórum Empresarial Angola – Turquia.

João Lourenço apontou também a criação de um quadro legal facilitado para os investidores, a aposta na desburocratização e simplificação dos serviços da administração pública e a facilidade dos investidores fazerem o repatriamento dos dividendos em tempo oportuno e sem quaisquer restrições como parte de um pacote que visa atrair, continuamente, investimentos e investidores. Nesse sentido, disse, o quadro legal do investimento privado em Angola contempla incentivos que são atractivos e que contribuem para a competitividade das empresas no mercado nacional e internacional.

“Fruto das reformas que temos desenvolvido em Angola, as agências internacionais de rating, e em particular a Moody´s, reviram em alta a notação de risco da dívida soberana de Angola, o que é certamente um factor de credibilidade em relação à economia e um elemento muito importante para aumentar a confiança dos investidores estrangeiros no nosso país”, apontou.

  Sectores prioritários identificados

O Executivo angolano tem identificado os sectores prioritários para o investimento no âmbito do sector privado e está aberto para que empresas turcas participem no desenvolvimento das infra-estruturas públicas, através de parcerias público-privadas nas diferentes modalidades.

De acordo com o Presidente João Lourenço, projectos de construção de estradas, pontes, caminhos-de-ferro, centrais eléctricas e respectivas redes de transportação e outros projectos lideram as prioridades.

Conforme recordou, na intervenção feita no fórum económico Angola – Turquia em Julho, na Turquia, o Chefe de Estado angolano referiu que o país tem particular interesse em acolher investimentos de empresas turcas na área da indústria de produção de materiais de construção, montagem de automóveis e motorizadas, de produtos electrónicos e electrodomésticos, na indústria têxtil, de vestuário e calçado, na indústria de produção farmacêutica, produção de tractores, alfaias e outros equipamentos e suplementos agrícolas, na indústria de produção de fertilizantes e sementes para a agricultura.

“Já contamos com investimentos turcos de grande dimensão na exploração do mineiro de ferro e produção do aço, mas dispomos de outros minérios, como o ouro, o cobre e metais raros por explorar, e para os quais também são convidados investidores turcos”, reconheceu.

Está, de igual modo, disponível, de acordo com o Presidente João Lourenço, um pacote de empresas e activos públicos em processo de privatização no todo ou em parte, incluindo activos do sector petrolífero, da banca e seguros, de grandes fazendas agrícolas e de indústrias importantes, para os quais são convidados investidores e empresários turcos a participarem dos concursos internacionais em andamento.

Além disso, conta-se ainda com os turcos nas parcerias público-privadas, nos grandes projectos a realizar na modalidade “Constrói, Opera e Transfere”, em inglês BOT.
  Turquia quer negócios de 50 para 500 milhões

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, deu garantias de que o seu país vai tudo fazer para que o volume de negócios entre os dois países seja estendido de 50 para 500 milhões de dólares norte-americanos.
Para o estadista turco, é obrigação dos dois Presidentes eliminarem todas as barreiras possíveis para que os empresários tenham acesso às oportunidades de negócios.

Nesse caminho, a facilitação dos vistos para que os empresários possam expandir os negócios é tida como prioridade. Por outro lado, o Presidente turco anunciou que estão em curso acções que visam o fortalecimento da  cooperação a nível da banca para  facilitar as transacções comerciais entre os dois países. Disse que o seu país pretende estabelecer em Angola um hospital escola,   visando contribuir para a melhoria  do sistema sanitário. De igual modo, avançou que a Turquia quer apoiar com conhecimento os países africanos que se predisponham  em investir na indústria militar. Destacou as ligações aéreas entre Angola e Turquia que irão  facilitar as deslocações de empresários de ambos os  países.

José Severino

Energia dinamiza acção da indústria


O presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, afirmou, segunda-feira (18), que a cooperação Angola-Turquia deverá desenvolver importantes projectos de energia na Região Leste e Sul.

Para José Severino, se no Sul, concretamente no Namibe e Huíla, há ainda por se garantir produção, no Leste, a missão é criarem-se redes de transporte capazes, pois há ali mais produção do que consumo e isso poderá também fazer com que os turcos olhem para a fixação de indústrias como oportunidades.

O industrial entende que os euroasiáticos podem, de igual modo, ser um parceiro indispensável no sector dos transportes. Também deve-se garantir, para José Severino, a presença de investimentos turcos em áreas como a dos recuros minerais e gás, captando-se recursos para o projecto de gás natural.

POLÍTICA

 

Agricultura, Educação e Turismo na cooperação com a Turquia

O Presidente da República, João Lourenço, destacou, segunda-feira (18), a posição estratégica que o país ocupa no continente africano, ao ser, simultaneamente, membro de três sub-regiões.

19/10/2021  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 07H58

 

https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/agricultura-educacao-e-turismo-na-cooperacao-com-a-turquia/

© Fotografia por: Kindala Manuel | Edições Novembro

 

Quem entra em Angola chega, também, aos países afectos às sub-regiões em que se encontra inserida, disse o Chefe de Estado, em declarações à imprensa, ao lado do homólogo turco, Recep Tayyip Erdoğan, que efectua, até hoje, uma visita ao país.

João Lourenço ressaltou que Angola ocupa uma posição estratégica no continente, sendo dos poucos países africanos membro de três sub-regiões, nomeadamente a SADC(Comunidade de Desenvolvimento da África Austral), a Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

“Quem entra em Angola, entra, praticamente, nessas três regiões”, destacou o Presidente, para quem, ao apostar no reforço dos laços de cooperação com Angola, a Turquia vai, facilmente, atingir, também, as três sub-regiões.

O Presidente destacou a realização do voo inaugural da Companhia turca ao país, três meses depois da assinatura do acordo.

Disse ser digno de destaque, se se tiver em conta que com essa ligação directa aérea os dois países ficam mais próximos, podendo os turistas, com facilidade, visitar um e outro país, “mas, sobretudo, o homem de negócio, quer os turcos que tenham investimentos a fazer em Angola, quer os angolanos que tenham investimentos a fazer na Turquia”. João Lourenço salientou estar a olhar “com muito bons olhos” para esta cooperação Angola-Turquia e disse acreditar que o futuro vai confirmar, a julgar pelo interesse que empresários turcos demonstraram por Angola, “imediatamente” após a sua visita à Turquia, em finais de Julho deste ano.

O PR informou que, neste período, desembarcaram, em Luanda, mesmo antes da abertura da ligação aérea, algumas das principais empresas turcas que começaram, de imediato, a trabalhar com os ministros e diferentes sectores em que eles estão interessados em investir. “Do nosso lado, fica o compromisso de não deixarmos morrer este lã que nasceu de repente, mas que acreditamos que veio para progredir e ficar”, frisou.

Antes de falarem à imprensa nacional e turca, os dois Presidentes testemunharam a assinatura de sete instrumentos jurídicos, que vão reforçar a cooperação bilateral.

Parceria estratégica

João Lourenço referiu que a presença do homólogo turco no país  confirma a ideia da importância do estabelecimento de uma parceria estratégica entre os dois países e o interesse de se prosseguir o diálogo interactivo e permanente que se vem mantendo de há uns tempos a esta parte entre os dois Governos, para que se possa caminhar para uma relação de cooperação mutuamente vantajosa, em múltiplos domínios de interesse comum.

“Como já havia referido na minha visita à Turquia, é nosso desejo aprofundar, cada vez mais, a relação bilateral com o vosso país, através do reforço dos laços de amizade e de cooperação em importantes domínios das nossas economias, com destaque para a actuação em áreas como a da energia, agricultura, construção civil, pescas, saúde, defesa e segurança, educação e outros”, recordou.

Salientou que, em Ancara, se passou em revista o estado da cooperação entre os dois países, tendo ficado patente a necessidade de se multiplicar os esforços no sentido de serem criados mecanismos e incentivos que encorajem os empresários turcos e angolanos a investirem em diversos sectores da economia dos nossos respectivos países. João Lourenço destacou o facto de se estar a registar uma importante dinâmica no movimento de empresas turcas e angolanas nos dois sentidos, o que, a seu ver, augura, num futuro próximo, realizações e empreendimentos de valor significativo para as respectivas economias, pelos benefícios que daí resultarão em termos de crescimento económico e da consequente e necessária criação de empregos.

João Lourenço ressaltou, com agrado, a forte probabilidade de a linha de crédito anunciada pelo Presidente turco, em Ancara, vir a funcionar, proximamente, como um importante instrumento de apoio ao incremento do investimento turco em Angola.

“É nossa pretensão contar com o Vosso apoio, experiência e influência, sabendo-se que a Turquia é uma das mais importantes economias da região Euro-Ásia, para que Angola trilhe os caminhos do crescimento e desenvolvimento, interrompidos pela pandemia da Covid-19, que acarretou consigo danos incalculáveis em sectores que representam os motores de funcionamento e manutenção do Estado angolano”, destacou.

O Chefe de Estado ressaltou que, durante a sua estadia na Turquia, foram assinados alguns instrumentos jurídicos que, juntamente com os rubricados, ontem, em Luanda, terão um peso específico “inquestionável” no conjunto das acções que vêm sendo realizadas, visando o estreitamento e intensificação das relações bilaterais. “Penso que estes acontecimentos sinalizam, com muita clareza, a vontade política de cada um dos nossos Governos em criar um ambiente de segurança e de previsibilidade para os negócios que forem sendo efectuados entre ambos os países”, salientou.

Angola e Turquia, disse, são países que se conheciam pouco e, neste tempo, relativamente curto, em que passaram a lidar um com o outro, descobriram um “imenso” potencial de cooperação e de negócios em cada um dos lados, que começa, para o bem de ambos, a ser utilizado com perspectivas bastante animadoras de produzir resultados mutuamente vantajosos.

  Responsabilidades nas iniciativas que garantam a paz

Referiu,  ainda, que a Turquia e Angola têm responsabilidades inquestionáveis no que respeita à promoção de iniciativas que garantam a paz, a segurança e a estabilidade ao nível das regiões em que estão inseridos, com repercussões óbvias no plano global.
O Presidente disse estar preocupado, em face disso, com a crescente escalada de tensão que se observa em várias regiões do planeta, sobretudo os conflitos armados que se registam em África e no Médio Oriente, que requerem um esforço ingente da comunidade internacional, para que, ao abrigo das normas do Direito Internacional, das pertinentes Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e em estrita observância do princípio do diálogo, se promovam iniciativas reais, concretas e funcionais, destinadas à sua resolução definitiva.

Referiu que, no âmbito deste esforço colectivo, Angola tem feito a sua parte por via de iniciativas que empreende no quadro da CIRGL e da CEEAC, no sentido de contribuir para a paz e estabilidade nessas sub-regiões.

“Os nossos esforços têm sido desenvolvidos em articulação com a União Africana e as Nações Unidas, apesar da complexidade das tarefas em que estamos envolvidos, continuamos empenhados em trabalhar no sentido de sensibilizar as partes em conflito, de modo a construir-se um entendimento sólido entre todos, capaz de favorecer o restabelecimento da paz”, realçou.


Investimentos vão ajudar a criar mais empregos

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, afirmou, ontem, em Luanda, que os empresários do seu país vão fazer muitos investimentos em Angola que vão ajudar a gerar muitos postos de trabalho para os angolanos.

Ao falar para a imprensa, no termo da celebração dos instrumentos jurídicos de cooperação, o Presidente turco, que termina a visita de três dias hoje, prometeu dar todo o apoio para a concretização deste objectivo. “Estamos abertos para fazer qualquer cooperação com Angola”, garantiu.

Os dois Estados assinaram, ontem, em Luanda, mais sete instrumentos jurídicos de cooperação. Tratam-se dos acordos de assistência mútua em matéria aduaneira, agricultura e educação, além de memorandos de entendimento entre o Ministério da Indústria e Comércio com a sua congénere da Turquia e entre o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente também com a sua congénere daquele país.

No acordo sobre a educação, Erdoğan disse estar contemplado apoio para a construção de universidades no país.”No sector da energia, estamos a ver que há muito potencial para cooperação”, realçou.

O líder turco deu a conhecer que no ano passado fizeram exploração sísmica e perfuração profunda, que lhes permitiu achar 500 bilhões de metros cúbicos de gás natural no Mar Negro. Disse terem, na sua rede de gás, 160 mil quilómetros de linha. Sobre esta matéria, referiu que querem mostrar essas oportunidades e experiência a Angola. “Acredito, pessoalmente, que vamos fazer muito mais depois dessas visitas”, destacou.

Uma das medidas avançadas, ontem, por Erdoğan, para permitir melhor fluidez desses acordos de cooperação é a facilitação de vistos.

O Presidente acredita que, por essa via, vai ser possível promover, também, o turismo entre os dois países. Disse que muitos dos investidores disponíveis em investir em Angola poderão apostar na hotelaria. “Turquia é um país de turismo. Queremos, por isso, partilhar a nossa experiência com Angola”, aclarou. Sobre este particular, o Presidente acredita que a ligação aérea entre os dois países vai ajudar a fomentar este sector e outros.

O estadista turco afirmou que a presença da companhia Turkish Airlines em Angola vai enriquecer muito a cooperação entre os dois Estados, bem como gerar muita força na economia local, por via do turismo. Salientou que quando o comércio entre os países atingir a cifra de 500 milhões de dólares, conforme anunciado no primeiro encontro entre os dois Presidentes, ocorrido na Turquia, vai gerar muita riqueza para os dois lados. “Especialmente quando os investidores turcos começarem a fazer investimentos nos recursos naturais de Angola e infra-estruturas”, atestou.

O Presidente turco disse antever, para essa cooperação, que se vai basear no princípio de “ganha ganha”, bons indicadores para ambos os lados. Em relação à agricultura, o estadista turco disse haver muita coisa que os dois países podem fazer em conjunto. Destacou o terreno florestal nacional que, a seu ver, pode servir para plantar e receber muitos produtos.
Saudou as reformas em curso no país levadas a cabo pelo Presidente João Lourenço. Também destacou o empenho do país para garantir a paz e segurança na região.

João Lourenço convidado  para Cimeira Turquia/África

O Presidente  turco anunciou, ontem, a realização, a 21 e 22 deste mês, em Istambul, do terceiro Fórum de Negócios e Economia Turquia/África, bem como, também, da terceira Cimeira de Parceria África/Turquia, a decorrer de 16 a 18 de Dezembro próximo. Para esta última actividade, manifestou o desejo de contar com a presença do homólogo angolano.

Comerciantes olham para o mercado turco com agrado
Os comerciantes angolanos do sector têxtil olham para o mercado turco com agrado, em função das medidas em curso e acordos assinados entre os dois Governos. Muitas mulheres angolanas já vão à Turquia em busca de negócios, principalmente roupas que têm inundado o mercado angolano.

A abertura da rota Istambul/Luanda, no dia 13, tem proporcionado muitas vantagens para as comerciantes, como contam as cidadãs Maria Helena, Beatriz Graça e Jucel-ma Manuel. Estas senhoras comercializam roupas, bijuterias e outros artigos produzidos na Turquia.

Segundo Jucelma Manuel, “é uma mais-valia a abertura desta rota. Desta forma, já podemos sair de Angola e chegarmos directamente a Turquia, sem precisarmos de fazer escala no Dubai”.

Em relação ao mercado turco, diz Jucelma Manuel, é bom, muito movimentado e com uma grande diversidade de produtos, que tem comprado para vender em Angola. “Gosto de estar lá”.

Para trás ficaram as longas horas de voos, cansativas, diz Beatriz Graça, sublinhando as vantagens da abertura da nova rota. Além de permitir a realização de uma viagem directa, com menos de 14 horas, disse, “vai evitar o cansaço mental e físico, que antes estávamos sujeitas”.

Referindo-se ao mercado turco, Maria Helena disse que o local é muito atractivo, devido à diversidade de gama de produtos expostos, “uma situação que permite satisfazer as exigências das nossas clientes em Luanda”.
Consideraram que a vinda do Presidente da Turquia a Angola e os acordos assinados “vão impulsionar mais a cooperação entre os dois Estados”. “Para mim, é uma nova era nas relações”, concluiu Maria Helena.

17  propostas  de investimento na AIPEX

Os investimentos turcos poderão atingir cerca de 500 milhões de dólares. Até Setembro deste ano, a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) recebeu 17 propostas de investimento privado de origem turca, o que possibilitará a criação de 500 postos de trabalho.

De acordo com dados da AIPEX a que o Jornal de Angola teve, ontem, acesso, as propostas de investimento estão viradas para os sectores da Indústria (2), Comércio (8), Educação (1), Construção Civil (5) e Mineiro (1). Este último prevê absorver o maior valor de investimento, com 200 milhões de dólares. Segue-se a Indústria, com sete milhões e 784 mil dólares e Comércio (6,18 milhões).


Parlamento cria grupo de amizade Angola-Turquia

A Assembleia Nacional vai criar, no quadro das actividades previstas para esta sessão legislativa,  que teve início no dia 15, o grupo de amizade e solidariedade parlamentar entre Angola e a Turquia, para a troca de experiência.

O anúncio foi feito, ontem, em Luanda, pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, na reunião plenária solene, em alusão à visita do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

O presidente do Parlamento disse esperar que a visita seja, de facto, um novo marco para o fortalecimento das relações de amizade e solidariedade existentes entre os dois povos, em particular para os dois Parlamentos, cujos laços históricos remontam desde à Independência de Angola. “A Turquia foi um dos primeiros Estados a reconhecer a nossa Independência, por isso olhamos para ela como um parceiro estratégico”, sublinhou.

Para Fernando da Piedade Dias dos Santos, a visita do Chefe de Estado turco à Casa das Leis representa um reconhecimento notável do estágio de desenvolvimento das boas relações existentes entre o Parlamento daquele país e o angolano, cuja permanente continuidade dos laços deve ser promovido por todos intervenientes.
“A liderança da Turquia é de facto um exemplo de perseverança, que nos serve de exemplo”, referiu.


Legislação flexível

No âmbito da actividade legislativa, disse, o Parlamento angolano tem aprovado leis importantes, que se enquadram no programa do Executivo, visando a criação de condições económicas e sociais para o progresso e bem-estar dos cidadãos, entre os quais instrumentos legais mais flexíveis para assegurar a captação de investimentos. Destacou a Lei do Investimento Privado, que oferece condições favoráveis, incentivos fiscais e aduaneiros, configurando, assim, um quadro legal que propicia um ambiente de negócios e parcerias internacionais estratégicas.

Fernando da Piedade Dias dos Santos reconheceu, igualmente, que os Parlamentos são determinantes para a promoção das relações de cooperação e de amizade entre os Estados. Por esse facto, disse, a Assembleia Nacional procura desempenhar um papel importante na diplomacia activa, apoiando o esforço do Executivo, quer a nível regional como internacional.

Cooperação parlamentar

Nesta perspectiva, o presidente da Assembleia Nacional espera que a visita do líder turco eleve a cooperação e marque o início de uma nova etapa, a um nível capaz de trazer benefícios, uma relação franca, solidária e activa entre os dois Parlamentos. “Continuamos a privilegiar a construção de uma sociedade justa e coesa, em que o bem-estar da sociedade representa uma das prioridades do Estado”, garantiu.

Para o inicio desta sessão legislativa, garantiu, o Parlamento terá como a principal actividade a discussão e aprovação do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2022, um instrumento fundamental da sua função de controlo e fiscalização do Executivo.


Nova era das relações Angola e Turquia

O Presidente  da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, assegurou que o seu país e Angola estão numa nova era das relações bilaterais. Considerou a visita do Chefe de Estado angolano em Julho símbolo da união e a garantia do desenvolvimento da nova cooperação, abrindo oportunidades que poderão trazer vantagens mútuas.  “Estamos aqui para agradecer a todos os órgãos do Governo, Parlamento e ao povo angolano, pela recepção e hospitalidade. Faremos tudo para melhorar as nossas boas relações”, sublinhou.

Recep Tayyip Erdogan referiu que, sem um Parlamento, não é possível a vida democrática de um Estado, representando este a segurança para os direitos e garantias dos cidadãos. Acrescentou que o seu país está atento às reformas em curso em Angola.

O Presidente turco garantiu, ainda, que os laços de cooperação, solidariedade e irmandade entre os dois países são duradouros, não só pelas múltiplas vantagens para as partes, mas porque há uma estratégia da Turquia em melhorar os níveis de engajamento e relações com os países africanos.

De acordo com dados avançados por Recep Tayyip Erdogan, a Turquia possui 43 embaixadas em África e 37 representações diplomáticas e consulares estão implantadas em Ancara, o que representa, no seu entender, a importância que o continente africano tem para o país, onde Angola desempenha um papel estratégico. “Queremos uma relação de ganhos mútuos. Fazemos parte do G20. Este factor pode ser muito bem aproveitado por Angola, com quem prevemos atingir mais de 500 milhões de dólares em trocas comercias nos próximos tempos e ajudar na construção de infra-estruturas, no sector militar e noutros domínios prioritários”, concluiu.

Por: César Esteves, Victorino Joaquim e Ismael Botelho

 

POLÍTICA

 

PR turco propõe rede empresarial Angola-Turquia

O Presidente da Turquia propôs esta segunda-feira (18) durante o Fórum Económico, em Luanda, a criação de uma rede de homens de negócios entre angolanos e turcos, além de ter anunciado o fortalecimento da cooperação no sector bancário para facilitar as trocas comerciais.

18/10/2021  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 20H15

© Fotografia por: CIPRA

 Recep Erdogan manifestou igualmente o interesse de ver os empresários angolanos e turcos alinhados para o bem do reforço das relações bilaterais entre os dois países.

https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/pr-turco-propoe-rede-empresarial-angola-turquia/

 

TURQUIA APOSTA NA PRODUÇÃO DE ENERGIA EM CABINDA, ZAIRE E NAMIBE

Luanda – Grupos empresariais de Angola e da Turquia rubricaram esta segunda-feira, em Luanda, entendimentos para implementação de projectos de produção de energia eléctrica nas províncias angolanas de Cabinda, do Zaire (Soyo) e Namibe.

https://www.angop.ao/noticias/politica/turquia-aposta-na-producao-de-energia-em-cabinda-zaire-e-namibe/

 

 

TURQUIA GARANTE CRÉDITO DE 500 MILHÕES DE DÓLARES

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou esta segunda-feira, em Luanda, um crédito de 500 milhões de dólares para o incremento da cooperação com Angola nos mais diversos domínios.

https://www.angop.ao/noticias/politica/turquia-garante-credito-de-500-milhoes-de-dolares/

Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan Cedida

 

ANGOLA DESTACA IMPORTÂNCIA DA LIGAÇÃO AÉREA COM A TURQUIA

Presidente da República, João Lourenço (à dir.) e Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan Francisco Miúdo

 

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, ressaltou esta segunda-feira a importância do início da ligação aérea entre Luanda e Istambul (Turquia), considerando este momento um marco importante para a dinamização dos negócios entre os empresários dos dois países.

https://www.angop.ao/noticias/politica/angola-esta-aberta-ao-investimento-turco-pr/


PRESIDENTE DA REPÚBLICA

ANGOLA CONTA COM A TURQUIA PARA TRILHAR CAMINHO DO… 

Luanda – Angola conta com a experiência e influência da Turquia, uma das mais importantes economias da Euro Ásia, para trilhar o caminho do crescimento e do desenvolvimento, declarou esta segunda-feira o Presidente da República, João Lourenço. O Estadista angolano falava

 

ANGOLA ABERTA AO INVESTIMENTO TURCO

Presidente da República João Lourenço Francisco Miúdo

 

Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, afirmou esta segunda-feira, em Luanda, que Angola pretende atrair investimentos turcos que tragam capital financeiro, tecnologia avançada e conhecimento.

João Lourenço, que discursava no Fórum Económico Angola–Turquia, disse esperar que o investimento turco permita diversificar e aumentar, com rapidez e eficiência, a produção interna de bens e de serviços.

 

ANGOLA E TURQUIA REFORÇAM COOPERAÇÃO

  • LUANDASegunda, 18 Outubro De 2021   13h19

Troca de pastas da assinatura de acordo entre Angola e Turquia, com à Ministra das Finanças, Vera Daves Francisco Miúdo

 

Luanda – Os Governos de Angola e da Turquia assinaram nesta segunda-feira, em Luanda, acordos de cooperação em matéria aduaneira, nos domínios da agricultura, educação e indústria, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

Os instrumentos jurídicos foram rubricados na presença dos Chefes de Estado de Angola, João Lourenço, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, este último que efectua uma visita oficial de dois dias ao país.

Foi, igualmente, assinada uma declaração conjunta para o estabelecimento da Comissão Económica e Comercial entre os dois países, com trocas comerciais avaliadas em mais de 130 milhões de dólares.

Os dois Governos rubricaram, ainda, memorandos de entendimento relacionados com os pelouros do Turismo, Comércio,  Indústria e Tecnologia.

Um outro instrumento jurídico, relacionado com um protocolo de cooperação entre a Rádio Nacional de Angola e a corporação de Rádio e Televisão da Turquia, foi também assinado.


Os instrumentos jurídicos foram rubricados após o encontro entre as delegações ministeriais dos dois países, que estiveram reunidas ao princípio da tarde desta segunda-feira, no Palácio Presidencial.

Trocas comerciais

As trocas comerciais entre os dois países cifram-se em 134 milhões de dólares, com perspectivas de atingirem os mil milhões, nos próximos anos.

Em 2020, a Turquia investiu em Angola cerca de 22,55 milhões de dólares, em vários sectores.

As relações diplomáticas bilaterais datam de 1980 e têm acordos de cooperação nos domínios do comércio, agricultura, educação, cultura, defesa, justiça e desporto.

Em Angola, a Turquia tem investimentos nas províncias de Luanda e Uíge, nas áreas da indústria, comércio, educação e construção civil.

SOCIEDADE

 

Televisão Pública está a caminho da digitalização

Mazarino da Cunha

Jornalista

A Televisão Pública de Angola (TPA) vai ter, em breve, todos os programas digitalizados, informou, ontem, em Luanda, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS), Manuel Homem. Em declarações à imprensa, após a inauguração das novas instalações da TPA de Luanda, no bairro da Precol, distrito urbano do Rangel, Manuel Homem disse que a TPA está numa fase de modernização e que em breve tudo será digitalizado. O ministro das TTICS referiu que já são visíveis as mudanças na qualidade dos conteúdos e, também, da própria estrutura tecnológica.

 

https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/televisao-publica-esta-a-caminho-da-digitalizacao/

 

Start typing and press Enter to search

Translate »