Angola e a Santa Sé abordam cooperação bılateral

 In Diplomacia

Os níveis de cooperação bilaterais entre Angola e a Santa Sé e muito particularmente o contributo da Igreja Católica para o desenvolvimento social de Angola, foram aflorados nesta quinta-feira, dia 17 de Fevereiro, em Luanda, entre Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores e o Arcebispo Dom Giovanni Gaspari, Núncio Apostólico e Embaixador da Santa Sé em Angola.

Para o fortalecimento dessa cooperação, o Arcebispo Dom Giovanni Gaspari, foi a sede da diplomacia angolana (à Mutamba), abordar com o titular da pasta do MIREX, assuntos de interesse comum e agradecer os esforços envidados pelo Governo angolano para a implementação do Acordo-Quadro.

O Acordo-Quadro é um tratado internacional celebrado entre a Santa Sé e um determinado Estado, usualmente com a finalidade de assegurar os direitos dos católicos ou da Igreja Católica naquele Estado.

A República de Angola reconhece uma importância particular no valor espiritual, moral e educativo do matrimónio canónico, na edificação da família no seio da Nação.

As relações entre os dois Estados são asseguradas mediante um Embaixador de Angola junto da Santa Sé e um Núncio Apostólico na República de Angola.

As partes reafirmam que o Estado angolano e a Igreja Católica são, cada qual na sua própria ordem, independentes e soberanos, e declaram respeitar as suas relações, trabalhar juntos para o bem-estar espiritual e material da pessoa humana, assim como para a promoção do bem comum.

A República de Angola é um Estado laico, cuja população professa maioritariamente o cristianismo, sendo cerca de sessenta por cento da mesma, constituída por católicos.

A troca de Embaixadores e Núncios Apostólicos assinalou uma nova era na consolidação dos laços existentes.

A audiência que Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores concedeu ao Arcebispo Dom Giovanni Gaspari, foi assistida pela Conselheira Dionísia Demba, Chefe de Departamento da Direcção Europa, e pelo Consultor do Ministro das Relações Exteriores, Márcio Burity.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search

Translate »